quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

inquietações, outra vez.

Inquieto e inquietante. às vezes, o coração, o pensamento ou seja lá como você queria chamar aquela vozinha incessante que fica pulsando, inquietante, inquietada em algum lugar do (in)consciente, precisa de um tempo, precisa de uma "renovação". Dizer por dizer, por vezes, torna a coisa toda um tanto sem ares, sem vida, sem pulso.. mas que pulso?
Um turbilhão de coisas me vêm a mente, pensei em falar sobre o tempo, sobre a política, sobre a falta de assunto, mas esse último anda em foco demais, por isso, me atenho às inquietações do pensar, do dizer e do como tornar inteligível esse dizer e por quais meios. Penso, penso e penso. Que gênero será esse? Sobre o que escrever? E lá me vem mil teóricos com suas respeitáveis teorias. Sim, eu sei do que estão querendo falar, eu sei por onde querem nos levar. E penso, repenso. Não é pra se chegar a conclusões, dialogamos, trocamos leituras, observamos perspectivamente, tentando ver um ângulo ainda não dito, ainda não visto, em vão. Penso de novo e é disso que gosto, pensar que se pode pensar e que esse pensar não está fechado, não vem pronto, não acaba quando termina - como dizem alguns desses senhores da teoria mais teórica e bem posta. Sim, sim, nós que não estamos prontos, nós que podemos ver tanto e tão pouco ao mesmo tempo. Pontos de vista, embates teóricos, argumentação, linguagem, expressão. Leituras. E por fim, um dizer que só é possível, só se faz tangível quando significa para alguém que o relê, que o questiona e que lança seu olhar e suas hipóteses, "respeitáveis" ou não, ainda sim, um intento. Leituras sim, possibilidades, multiculturas, "polileituras" em micros ou macro culturas.

?

3 comentários:

  1. Muito bom...

    Gosto de como você escreve, descreve, quase sempre breve, ainda sim com tese, teórica e exemplar retórica.

    Ass; Amante da amante das Letras.

    ResponderExcluir
  2. Muito .Bom!!Linda Flor..Você se supera a cada dia..adoro ler seus devaneios..assim me perco nos meus..bjus no coração

    ResponderExcluir
  3. Amante das letras! Um epíteto que faz jus ao texto desassossegado que acabo de ler. Não é um texto que pacifica, dulcifica, mas que repousa na tensão de uma inquietude intermitente. Não seria forçoso lembrar aqui aquela máxima de Nietzsche, que dizia que só quem tem um grande caos dentro de si pode gerar a mais bela estrela. Ou talvez, vale desdizer, uma bela e sugestiva constelação.

    Congratulations,
    Stélio

    ResponderExcluir