terça-feira, 21 de julho de 2009

Palavra.


Estava lendo outro dia umas poesias de Paulo Leminski e em meio a estas, uma prendeu-me a atenção em especial. São várias definições de poesia que vão desde Goethe a Fernando Pessoa, de Bob Dylan a Valery, passando pela própria definição de Leminski que diz simplesmente "poesia: a liberdade de minha linguagem". E lendo mais a fundo essa liberdade da linguagem, essas palavras que se usa para criar outros mundos, outras sensações, outros pontos de vista, começo a refletir sobre o poder da palavra, sobre o quanto se pode construir ou tornar algo possível através dela, ou quanto podemos mudar nossas vidas a partir de uma palavra mal pensada e dita em má hora. A palavra é por vezes uma aliada, por outras um algoz que, nos condena no momento em que a palavra que proferimos sai de nosso trato vocal sem passar pelo filtro essencial do pensamento e da medição das consequências. E fazemos uso constante da palavra, todo tempo, sem muitas vezes percebermos a impossibilidade de se recuar no tempo, tornando a palavra tão poderosa e tão forte. Nos tempos mais antigos, talvez o de meu avô, a palavra era algo que tinha o poder de um contrato, se algo fosse dito, estava celado um compromisso. Nos dias de hoje, essa possibilidade se perdeu, afinal a essência humana tende a um caos natural. Mas, a importância e a força que a palavra tem mantém-se presente, sendo capaz de resolver a vida ou de mudar caminhos. Como diria Maiakóvski, "uma viagem ao desconhecido".

3 comentários:

  1. "As palavras tem poder", e tem mesmo - eu que o diga.
    Ótimo post e achei legal que você falou exatamente tudo sobre a "simples" palavra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Esse post nos faz refletir sobre algo que até então deveria ser óbvio e todos deveriam ter a plena consciência disso antes de dizer qualquer palavra. Mas não é o que ocorre, nos deixamos levar pelos instintos e sensações momentâneas e nem percebemos o real poder das palavras.
    Ótimo post.
    Ótimas PALAVRAS!
    :)
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Se teme as palavras talvez a solução fosse ser mudo, o mudo a admira e quer possuír o teu vocabulário, seria bem mais fácil a ele não?
    Errar algumas vezes do errar sempre.
    Agora se temes teu impulso mediante situações daí e mais fácil, não tenha medo das palavras e sim do teu pensamento, porque palavra alguma sai sem por um instante ter passado pelo pensamento.

    ResponderExcluir