terça-feira, 21 de julho de 2009

Palavra.


Estava lendo outro dia umas poesias de Paulo Leminski e em meio a estas, uma prendeu-me a atenção em especial. São várias definições de poesia que vão desde Goethe a Fernando Pessoa, de Bob Dylan a Valery, passando pela própria definição de Leminski que diz simplesmente "poesia: a liberdade de minha linguagem". E lendo mais a fundo essa liberdade da linguagem, essas palavras que se usa para criar outros mundos, outras sensações, outros pontos de vista, começo a refletir sobre o poder da palavra, sobre o quanto se pode construir ou tornar algo possível através dela, ou quanto podemos mudar nossas vidas a partir de uma palavra mal pensada e dita em má hora. A palavra é por vezes uma aliada, por outras um algoz que, nos condena no momento em que a palavra que proferimos sai de nosso trato vocal sem passar pelo filtro essencial do pensamento e da medição das consequências. E fazemos uso constante da palavra, todo tempo, sem muitas vezes percebermos a impossibilidade de se recuar no tempo, tornando a palavra tão poderosa e tão forte. Nos tempos mais antigos, talvez o de meu avô, a palavra era algo que tinha o poder de um contrato, se algo fosse dito, estava celado um compromisso. Nos dias de hoje, essa possibilidade se perdeu, afinal a essência humana tende a um caos natural. Mas, a importância e a força que a palavra tem mantém-se presente, sendo capaz de resolver a vida ou de mudar caminhos. Como diria Maiakóvski, "uma viagem ao desconhecido".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

As confianças, garantias e riscos


Costuma-se pensar sobre tanta coisa e, em meio a tantos pensamentos e leituras , surgiu uma questão, que parece bastante pertinente, "O que é modernidade?" Mais do que um estilo, um costume de vida ou organização social que emergiu da Europa, a partir do século XVII e que se tornou praticamente mundial. Esse período denominado “moderno” pode ser cogitado como o desenvolvimento e intensificação das descobertas científicas, assim como a autonomização e a fragmentação das ciências, a partir de métodos sistemáticos, envolvendo grandes trasnformações econômicas, sociais e políticas. Os modos de vida produzidos também foram alterados pelo desenvolvimento das instituições modernas.

Com o advento da modernidade tudo mudou, o mundo ficou mais rápido, mais caótico no que diz respeito, a tentativa de manter o sistema sob controle, no entanto, a modernidade é caracterizada, segundo Antony Giddens, pelo fato de que não se compreende todos os eventos, o que resulta em uma sensação de as coisas estarem de uma certa forma fora de controle. Para Marx, a modernidade está associada ao nascimento da burguesia e ao declínio do sistema feudal, sendo o capitalismo a força que modela o mundo moderno.

Mundo esse que é muito curioso, afinal quando analisa-se de perto, apenas um desses sutis mo(vi)mentos da modernidade, percebe-se que é mais que um período em nossos livros de História. Com isto, quero conduzir a reflexão a um ponto crucial dos tempos modernos: a Confiança. Sim, isso mesmo, a confiança. Pode parecer que isso não faz sentido, afinal vivemos em mundo em que não se pode confiar em ninguém, mas se lembrarmos de quanto somos dependentes de sistemas que estão fora do nosso campo de conhecimento veremos que, isso tem um fundo de sentido. É interessante, pois outro dia estava refletindo sobre como não domino a forma como funcionam efetivamente o avião, o carro ou o ônibus (tão presente na minha vida) e, mesmo assim, não exitamos em embarcar em algum desses veículos símbolos da nossa luta contra o tempo. O mesmo acontece quando vamos ao médico, ao dentista, ao mecânico, não é que se confie cegamente, mas costumamos ter automatizado o sentimento de que tal sistema não pode falhar justo com a gente. E não falo apenas da física ou da matemática envolvida, mas também da mecânica, das condições climáticas, da capacidade do profissional que ocupa um lugar porque alguém disse que ele poderia ocupar e, nós, na maioria das vezes desconhcemos as origens e capacitações desses "alguéns", mas tudo bem, confiamos mesmo assim. Afinal é necessário, essencial para a sobrevivência em meio a um mundo que anda rápido demais. As decisões precisam ser tomadas e como já diziam por aí "tempo é dinheiro", por isso decida-se logo e, na pior das hipóteses, conte com a sorte.

É, é assim mesmo. Corre-se riscos, esperando que as pessoas e os sistemas "funcionem" como devam funcionar. É mais ou menos isso que vivemos diariamente, afinal a partir do momento que acordamos nesse mundo estamos expostos a fragmentação do conhecimento, das ciências e dos indivíduos que, seguem em um ritmo acelerado rumo aos limites do progresso e das consequências de todo o caos gerado pela própria modernidade.

Assunto para se pensar. No entanto, inesgotável, tendo em vista todas as leituras possíveis e pesrpectivas a se considerar.