terça-feira, 23 de junho de 2009

Por que você tem um "Blog"?


Você já parou para observar os movimentos do mundo?? Por que fazemos escolhas, por que estamos aqui? Ou melhor, por que queremos estar onde queremos estar? Bom, tudo acontece ao nosso redor de forma intensa, paralela e muitas e muitas vezes agimos movidos pela automaticidade. Pois então, em um desses momentos de olhares dispersos e pensamentos esvoaçantes, olhei ao meu redor e percebi um fenômeno bastante curioso: praticamente todas as pessoas que conheço tem um "blog" e, aí comecei a refletir sobre esta invasão de subjetividade net a fora. E, pensando um pouco entendi que os "blogs" são uma necessidade, uma extensão do diminuto e rápido contato que temos com as pessoas. Afinal, após o advento da tal modernidade tudo se movimenta velozmente e as noções de tempo e espaço foram reconfiguradas, de modo que, o que antes era óbvio, atualmente, nos parece insuportavelmente fora das nossas possibilidades cronometradas. Claro que há o lado feliz dos tempos modernos, da tecnologia e da velocidade com que ultrapassamos as barreiras do tempo. No entanto, o lado infeliz de tudo isso está no individualismo a que fomos gentilmente "convidados", tudo se faz via internet, a qualquer lado que se vá, se for extremamente necessário vai-se motorizado. O que reflete na diminuição do contato com outros seres humanos. Por exemplo, se você precisar fazer compras e não lhe sobrar tempo, você pode entrar em um site, fazer um cadastro, escolher os produtos e "bum" tudo está resolvido num teclar de dedos e, o melhor, você não precisa sair do lugar em que está. Ótimo, podemos ter nos superado em muitas coisas, mas se você parar para pensar, é incrível como nos sentimos solitários em meio a tanta gente, em meio a tantas possiblidades. Já dizia o poeta: " Quando eu vivia e morria na cidade,eu tinha de tudo, tudo ao meu redor, mas tudo que eu sentia era que algo me faltava e, à noite eu acordava banhado em suor". Em poucas palavras, Humberto Gessinger canta o foco de minha abordagem: temos tudo, tudo ao nosso alcance, mas não temos muitas vezes alguém que nos ouça, alguém para ouvir, alguém para trocar ideias. Outras vezes até há alguém, mas nem sempre o outro quer deixar de ser o "eu" e, passar a ser o outro, porque para que o outro exista é indispensável o sacrifício, afinal o outro é também "eu".

Bom, e em meio a esses devaneios e reflexões sobre a necessidade do Homem de compartilhar experiências, pensamentos e emoções, percebi o porquê de tantos bloggers espalhados pelo mundo. Deve ser este um dos motivos que me fez criar este; combater a solidão e o individualismo, resultado de um mundo que não tem tempo para falar sobre as "inutilidades" que nos atravessam e nos transpassam pelos momentos da vida.


" Os pensamentos que cada um tem a sós consigo no seu quarto" (Verso de Ode Triunfal, do heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos.)